Full width home advertisement

ALAGOINHAS

POLÍTICA

Post Page Advertisement [Top]

Prefeitura desenvolve ações integradas para o fortalecimento da agricultura familiar e cede equipamentos de irrigação à Associação do Cangula

Apoio ao desenvolvimento do campo

Para o sr. Claudemir Paixão, da Associação Comunitária, além de contribuir para o desenvolvimento e de potencializar a produção, os equipamentos de irrigação fortalecem o projeto da horta comunitária das mulheres do Cangula. “Começou quando as mulheres da associação participaram de uma capacitação da Bracell, também com apoio do SENAR, da SEMAG e do vereador Cleto. A partir disso, elas resolveram criar uma horta comunitária no fundo da associação e o secretário Geraldo Almeida, através da SEMAG, cedeu todo o kit de irrigação”, pontuou “Dinho”, como é popularmente conhecido. Segundo ele, em média 20 mulheres participam da horta comunitária, que beneficia diretamente as pequenas produtoras locais.


Foto Reprodução


A iniciativa não é isolada. Com ações contínuas de recuperação das estradas vicinais, entrega de adubo orgânico às comunidades rurais e apoio ao preparo do solo com maquinário, a Prefeitura de Alagoinhas tem vislumbrado novos caminhos para o fortalecimento do pequeno agricultor e aposta no apoio à agricultura familiar como forma de desenvolvimento.

Nos últimos meses, a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Rio Branco – Sede II recebeu um motor de irrigação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) – via emenda do vereador Juracy Nascimento, com a liberação do recurso pelo prefeito Joaquim Neto –, que já está em pleno funcionamento na área agrícola comunitária. Segundo Geraldo Almeida, o resultado das ações integradas vem sendo cultivado desde o início das atividades da Secretaria Municipal de Agricultura junto aos produtores rurais.

Além disso, programas de fertilização do solo, de assistência técnica e qualificações para operação de maquinário no campo estão sendo oferecidas em parceria com a Administração Municipal, que pretende reduzir os custos de preparo da terra e contribuir com implementos para o fortalecimento dos produtores rurais da região. A previsão é de que novos insumos sejam distribuídos e cursos de capacitação sejam oferecidos ao longo de todo o ano pela secretaria às comunidades.





Foto Reprodução


Fonte: Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário